Animais

As aranhas podem farejar e evitar formigas assassinas

As aranhas evitam construir teias perto das formigas de fogo europeias, seus predadores naturais, detectando substâncias químicas que emitem para o meio ambiente, descobriram pesquisadores da Universidade Simon Fraser.

As descobertas, publicadas recentemente em Royal Society Open Science, nos dá um vislumbre da longa luta entre aranhas e formigas e pode levar ao desenvolvimento de repelentes naturais para proprietários preocupados com hóspedes indesejados de oito pernas.

Muitas formigas se alimentam de aranhas, sugerindo que as aranhas construtoras de teias podem evitar locais próximos a colônias de formigas ou frequentados por formigas em busca de alimento. A equipe de pesquisa, liderada por Andreas Fischer, um candidato a doutorado em ciências biológicas na SFU, levantou a hipótese de que as aranhas sabem instintivamente que devem evitar a construção de teias nessas áreas perigosas, detectando sinais químicos deixados por formigas predadoras.

Os pesquisadores testaram a teoria expondo papel de filtro a várias espécies de formigas e colocando-o em um habitat multicâmara de quatro espécies diferentes de aranhas. Papéis de filtro sem semioquímicos de formiga foram colocados em outra câmara para ver qual área as aranhas preferiam.

Eles descobriram que os depósitos químicos de formigas de fogo européias especificamente, que são conhecidas por serem necrófagas onívoras agressivas e se alimentam de muitos invertebrados, tiveram um efeito dissuasor em todas as espécies de aranhas testadas. As aranhas optaram por ficar na câmara que não tinha vestígios de formigas químicas nas proximidades.

Dada a quantidade de tempo e energia que as aranhas gastam construindo suas teias, Fischer disse que faz sentido para as aranhas na selva escolherem os locais que apresentam menos ameaças à sua sobrevivência.

Enquanto isso, o medo que as pessoas têm de aranhas levou ao desenvolvimento de muitos inseticidas e outros produtos químicos que afirmam repelir aranhas. Mas a maioria delas provou ser ineficaz porque as aranhas podem abandonar suas teias e reconstruir em outro lugar. Tirar proveito dos produtos químicos naturais emitidos por seus predadores naturais pode ajudar a criar repelentes mais eficazes para os proprietários. Os pesquisadores alertam contra o uso de formigas de fogo europeias, uma espécie invasora, como controle de pragas.

Fonte da história:

Materiais fornecido por Simon Fraser University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.