História

Radio Free Europe x Radio Liberty – A guerra da propaganda

A guerra da propaganda

A propaganda soviética foi disseminada através de meios de comunicação fortemente controlados no Bloco Oriental. Os EUA tentaram combater isso com a Radio Free Europe / Radio Liberty, dedicada a provocar a morte pacífica do sistema comunista no Bloco Oriental, fornecendo uma alternativa à imprensa doméstica controlada e dominada pelos partidos.

Pontos chave
  • A mídia do bloco oriental era um órgão do Estado, completamente dependente e subserviente do partido comunista. As organizações de rádio e televisão eram tipicamente estatais, enquanto a mídia impressa era geralmente de propriedade de organizações políticas, principalmente dos partidos comunistas locais, e era largamente usada para disseminar propaganda contra o capitalismo e o Ocidente.
  • A propriedade estatal e partidária da mídia impressa, televisiva e radiofônica foi usada para controlar a informação e a sociedade à luz das lideranças do Bloco Oriental, considerando até mesmo grupos marginais de intelectuais de oposição como uma potencial ameaça às bases subjacentes ao poder comunista.
  • A evasão dos controles de disseminação ocorreu em algum grau através de samizdat (publicações subterrâneas produzidas e divulgadas à mão) e recepção limitada de transmissões de rádio e televisão ocidentais.
  • A Rádio Europa Livre / Rádio Liberdade (RFE / RL) é uma organização de radiodifusão financiada pelo governo dos Estados Unidos que fornece notícias, informações e análises a países “onde o livre fluxo de informações é proibido pelas autoridades governamentais ou não totalmente desenvolvido”, e foi usado especialmente durante a Guerra Fria como um contraponto à propaganda comunista e à mídia controlada no Bloco Oriental.
  • RFE desempenhou um papel crítico na Europa Oriental da época da Guerra Fria; Ao contrário dos programas censurados pelo governo, a RFE publicou protestos anti-soviéticos e movimentos nacionalistas, influenciando importantes eventos como a Revolução Húngara de 1956.

Termos chave

  • Radio Free Europe / Radio Liberty : Uma organização de radiodifusão financiada pelo governo dos Estados Unidos que fornece notícias, informações e análises a países da Europa Oriental, Ásia Central e Oriente Médio “onde o livre fluxo de informações é banido por autoridades governamentais ou não totalmente desenvolvido. ”
  • samizdat : Uma forma-chave de atividade dissidente em todo o bloco soviético na qual indivíduos reproduziam publicações censuradas e subterrâneas à mão e passavam os documentos do leitor para o leitor. Essa prática de base para fugir da censura soviética oficial estava repleta de perigos, pois punições severas eram impostas a pessoas apanhadas que possuíssem ou copiassem materiais censurados.
  • propaganda : Informação, especialmente de natureza preconceituosa ou enganosa, usada para promover uma causa política ou ponto de vista; os mecanismos psicológicos de influenciar e alterar a atitude de uma população em relação a uma causa específica, posição ou agenda política, em um esforço para formar um consenso para um conjunto padrão de crenças.

 

Visão geral

A mídia do bloco oriental era um órgão do Estado, completamente dependente e subserviente do partido comunista. As organizações de rádio e televisão eram tipicamente estatais, enquanto a mídia impressa era geralmente de propriedade de organizações políticas, principalmente por partidos comunistas locais.

A propaganda soviética usava a filosofia marxista para atacar o capitalismo, alegando que a exploração do trabalho e o imperialismo de guerra eram inerentes ao sistema.

Juntamente com as transmissões da British Broadcasting Corporation e da Voz da América para a Europa Central e Oriental, um grande esforço de propaganda iniciado em 1949 foi a Radio Free Europe / Radio Liberty, dedicada a provocar o fim pacífico do sistema comunista no Bloco Oriental.

A Radio Free Europe tentou atingir esses objetivos ao servir como uma estação de rádio domiciliar substituta, uma alternativa à imprensa doméstica controlada e dominada pelos partidos.

A Radio Free Europe foi um produto de alguns dos mais proeminentes arquitetos da antiga estratégia da Guerra Fria nos Estados Unidos, especialmente aqueles que acreditavam que a Guerra Fria acabaria sendo travada por meios políticos e não militares, como George F. Kennan.

Propaganda no bloco oriental

A mídia e a propaganda do bloco oriental foram controladas diretamente pelo partido comunista de cada país, que controlava a mídia estatal, a censura e os órgãos de propaganda. A propriedade estatal e partidária da mídia impressa, televisiva e radiofônica foi usada para controlar a informação e a sociedade à luz das lideranças do Bloco Oriental, considerando até mesmo grupos marginais de intelectuais de oposição como uma potencial ameaça às bases subjacentes ao poder comunista.

As autoridades governamentais viam a mídia como uma ferramenta de propaganda e praticavam amplamente a censura para exercer quase o controle total sobre a disseminação de informações. A imprensa nos países comunistas era um órgão e completamente dependente do estado. Até o final da década de 1980, todas as organizações de rádio e televisão do bloco oriental eram estatais e rigidamente controladas.

Em cada país, os principais órgãos da parte comunista dominante exerceram o controle hierárquico do sistema de censura. Cada Partido Comunista mantinha um departamento de seu aparato do Comitê Central para supervisionar a mídia.

Os censores empregavam ferramentas auxiliares, tais como: o poder de lançar ou fechar qualquer emissora de jornal, rádio ou televisão, licenciamento de jornalistas por meio de sindicatos e o poder da nomeação. Os burocratas do partido ocupavam todas as posições editoriais principais.

A evasão da censura ocorreu em algum grau através de samizdat (publicações subterrâneas produzidas e divulgadas à mão) e recepção limitada de transmissões de rádio e televisão ocidentais. Além disso, alguns regimes restringiram fortemente o fluxo de informações de seus países para fora do Bloco Oriental, regulando as viagens de estrangeiros e segregando viajantes aprovados da população doméstica.

Duas fotos de Joseph Stalin e outros homens, na segunda foto, um homem foi editado por censores.

Censura Soviética: Nikolai Yezhov, o jovem passeando com Joseph Stalin à sua direita, foi baleado em 1940. Ele foi retirado de uma foto pelos censores soviéticos. Esse retoque foi uma ocorrência comum durante o reinado de Stalin.

Radio Free Europe

A Rádio Europa Livre / Rádio Liberdade (RFE / RL) é uma organização de radiodifusão financiada pelo governo dos Estados Unidos que fornece notícias, informações e análises a países da Europa Oriental, Ásia Central e Oriente Médio “onde o livre fluxo de informações é ou proibidos pelas autoridades governamentais ou não totalmente desenvolvidos. ”

Durante a Guerra Fria, a Radio Free Europe (RFE) foi transmitida para os países satélites soviéticos e a Radio Liberty (RL) teve como alvo a União Soviética. O RFE foi fundado como uma fonte de propaganda anticomunista em 1949 pelo Comitê Nacional para uma Europa Livre. A RL foi fundada dois anos depois e as duas organizações se fundiram em 1976. Os governos comunistas freqüentemente enviavam agentes para infiltrar a sede da RFE.

As transmissões de rádio na União Soviética eram regularmente bloqueadas pela KGB. RFE / RL recebeu fundos da Agência Central de Inteligência (CIA) até 1972. Durante os primeiros anos de existência da RFE, a CIA e o Departamento de Estado dos EUA emitiram diretivas políticas amplas e um sistema evoluiu onde a política de transmissão foi determinada através de negociação entre eles e RFE. funcionários.

A Radio Free Europe foi criada e cresceu em seus primeiros anos através dos esforços do Comitê Nacional para uma Europa Livre (NCFE), uma organização anticomunista da CIA formada por Allen Dulles em Nova York em 1949.

Os Estados Unidos financiaram uma longa lista de projetos para combater o apelo comunista entre os intelectuais da Europa e do mundo em desenvolvimento. O RFE foi desenvolvido a partir da crença de que a Guerra Fria seria eventualmente combatida por meios políticos e não militares.

Os formuladores de políticas americanos, como George Kennan e John Foster Dulles, reconheceram que a Guerra Fria era essencialmente uma guerra de idéias. A implementação de estações de rádio substitutas foi uma parte fundamental do maior esforço de guerra psicológico.

RFE desempenhou um papel crítico na Europa Oriental da época da Guerra Fria. Ao contrário dos programas censurados pelo governo, a RFE publicou protestos anti-soviéticos e movimentos nacionalistas. Sua audiência aumentou substancialmente após os fracassados ​​tumultos de Berlim em 1953 e a deserção altamente divulgada de Józef Światło. A cobertura do seu serviço húngaro dos motins polacos de Poznań em 1956 serviu indiscutivelmente de inspiração para a revolução húngara.

Durante a Revolução de 1956, as transmissões de RFE encorajaram os rebeldes a lutar e sugeriram que o apoio do Ocidente era iminente. Essas transmissões do RFE violaram a política de Eisenhower, que determinou que os Estados Unidos não forneceriam apoio militar para a Revolução.

Na sequência deste escândalo, foram implementadas várias alterações no RFE, incluindo a criação da Divisão de Análise de Difusão para assegurar que as emissões eram precisas e profissionais, mantendo simultaneamente a autonomia dos jornalistas.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar